09 de Agosto 2023 - Saúde

PROFISSIONAIS DA SECRETARIA DE SAÚDE RECEBEM CAPACITAÇÃO SOBRE FEBRE MACULOSA


Profissionais da Secretaria de Saúde receberam nesta quarta-feira (09) capacitação sobre a atualização, diagnóstico e manejo clínico da febre maculosa. O treinamento ocorreu na cidade de Dracena-SP, e reuniu profissionais de saúde do município. Participaram do treinamento o Médico Veterinário Rodrigo Fernandes Mansano, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica Cleumar Fernandes Cardoso e Supervisor IEC Valdenice dos Santos Viana Vieira.

O objetivo dessa ação direcionada aos profissionais da Atenção Primária (APS), Médicos Veterinário, profissionais da Vigilância em Saúde.

Sobre a doença - A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.

Os sintomas aparecem de dois a 14 dias após a picada e, além da febre, pode causar dores de cabeça aguda, dores musculares e manchas na pele (inclusive nas palmas das mãos e solas dos pés).

Prevenção - A doença não é transmitida de pessoa para pessoa, mas por meio da picada do carrapato. Para prevenir, o ideal é evitar estar em locais onde haja exposição a esses bichos ou adotar algumas medidas para quando estiver visitando alguma dessas áreas de mata, fazendas, trilhas ecológicas ou de vegetação alta.

Fotos
Avenida Evaristo Cavalheri nº 281 - Centro
São João do Pau D'Alho - SP - CEP: 17970--000
(18) 3857-1210
gabinete@paudalho.sp.gov.br
Horário de funcionamento:
Atendimento: Das 08:00h às 11:00h e das 13:00h às 16:00h


Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados - Portal atualizado em: 22/03/2024 11:10